Casa El Enemigo

Foto: Divulgação – El Enemigo

Em nosso roteiro por Mendoza, programamos visitar três vinícolas por dia, almoçando sempre na última parada. Nosso destino final em Maipú era nada menos que a Casa El Enemigo, lar do renomado e premiado enólogo argentino Alejandro Vigil, enólogo-chefe da bodega Catena Zapata desde 2002.

A ideia do projeto El Enemigo teve origem em 2009, quando Alejandro Vigil e Adrianna Catena, filha mais nova de Ernesto Catena e historiadora, caminhavam por Londres, logo após a cerimônia de premiação de Ernesto Catena como “Homem do Ano” pela revista Decanter. Naquela noite, decidiram fazer um vinho juntos, que representasse a paixão de ambos por história e tradição de seus antepassados.

Hoje, a Bodega Aleanna, nome oficial da vinícola, produz mais de 100.000 garrafas por ano de rótulos super premiados por críticos do mundo todo.

A VISITA

Impossível não ficar ansioso para conhecer a propriedade. Essa era uma das vinícolas que eu realmente fazia questão de visitar quando programamos a viagem.

Chegamos na hora combinada e já fomos recepcionados pelo guia. Como em seguida teríamos o almoço, dessa vez a visita pela casa foi com um grupo maior de pessoas.

A fantástica atenção aos detalhes de Vigil fica evidente durante o passeio. A propriedade é toda inspirada na obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, com quadros e objetos de decoração por todos os cantos, e a tour foi toda montada para que o visitante tenha uma experiência única, principalmente para quem conhece pouco sobre o processo de produção dos vinhos e tem a chance de aprender um pouquinho.

O roteiro passa por um buraco no chão com mais de 2 metros de profundidade para que se perceba a composição do solo da região, uma área com tanques de fermentação em concreto com a explicação sobre a altitude de cada vinhedo, uma sala com barricas de carvalho francês, que também serve para a apresentação de toda família de vinhos e, termina, claro, na entrada do restaurante.

O ALMOÇO E OS VINHOS

Apesar de toda visita guiada ser incrível, o almoço harmonizado era o nosso momento mais esperado. Escolhemos ficar na área externa do restaurante, em uma varanda muito gostosa.

O menu é alterado a cada estação e consiste em entrada, prato principal e sobremesa. O valor é fixo por pessoa. Não tive dúvidas e minha escolha foi a costela assada lentamente. Estava espetacular, desmanchando no osso.

Quanto aos vinhos, a Casa El Enemigo oferece diversas opções de degustações, da mais simples com os vinhos de entrada até uma opção em que você cria o seu próprio blend de Gran Enemigo. Como estava com minha esposa, escolhemos duas opções diferentes, assim pudemos provar todos os vinhos produzidos por eles.

Uma atração à parte do almoço é a presença do próprio Vigil interagindo com os presentes de mesa em mesa. Tradicionalmente, ele sempre oferece uma prova de outros vinhos produzidos por ele. Na ocasião degustamos o ZAHA Tokyo Vineyard 2014, de Paraje Altamira, no Valle de Uco.

Os destaques da apresentação:

GRAN ENEMIGO Gualtallary 2013: Esse já começa com a mítica dos 100 pontos dados por Robert Parker. Um grande prazer degustar este vinho com o próprio Alejandro contando sobre o processo de criação. O vinho é um corte de 85% Cabernet Franc e 15% Malbec oriundos de Gualtallary em Tupungato com altitude de 1.470 metros. As uvas são colhidas em diferentes estágios de maturação e são fermentadas em barricas de carvalho de 500 litros. O vinho ainda matura por 7 meses em barricas de carvalho francês. Vinhaço!

GRAN ENEMIGO Agrelo 2013: Também seguindo o mesmo corte dos demais vinhos, de Cabernet Franc com Malbec, com uvas provenientes de Agrelo, em Lujan de Cuyo, onde a altitude chega a 930 metros. O vinho também tem a inspiração buscada por Vigil nos vinhos de Pomerol e para mim este é o segundo melhor dos quatro Single Vineyards.

Experiência ímpar e parada obrigatória pra quem quer visitar as vínicolas de Mendoza.

Casa El Enemigo
Endereço: Videla Aranda 7008, M5519 Maipú, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sábado (visitas guiadas): 9h30, 11h30 e 15h30
Domingo (visitas guiadas): 9h30 e 11h30
Segunda à Sábado (almoço): 12h00 – 15h30
Site Oficial: www.enemigowines.com
Reservas:
+54 9 261 341-1729
reservas@casaelenemigo.com

 


About the author

Deixe um comentário