No segundo dia de visitas por Mendoza, decidimos explorar a região de Luján de Cuyo. Partimos bem cedo para a nossa primeira vinícola do dia, uma das mais conceituadas da Argentina, a Achaval-Ferrer.
Fundada em 1998 por Santiago Achaval, Manuel Ferrer e outros sócios, pertence hoje ao SPI Group, de Luxemburgo. Sob comando do enólogo Gustavo Rearte, e consultoria técnica do multi premiado enólogo Roberto Cipresso, a Achaval-Ferrer se notabiliza por produzir vinhos de vinhedos únicos (single vineyards), chamados de fincas.
Nossa visita acontece em uma dessas fincas, a Bellavista, uma propriedade em Perdriel, com vinhedos centenários de Malbec e Cabernet Sauvignon, que também é a sede da vinícola.
Achaval-Ferrer conta ainda com mais três propriedades: Finca Mirador, em Medrano, Finca Altamira, em La Consulta (Valle de Uco) e Finca Diamante, em Tupungato (Valle de Uco).
A VISITA
Assim que chegamos, aproveitamos para tirar fotos da propriedade e dos vinhedos que ficam colados com a vinícola, até dar a hora da visita guiada.
O passeio inicia pela interior da vinícola, visitando os tanques de fermentação em inox e concreto. O espaço não é muito grande mas o suficiente para atender a produção dos vinhos. Os vinhedos tem alta densidade e, consequentemente, baixo rendimento. A Achaval-Ferrer chega a utilizar até 3 plantas para produzir uma garrafa de vinho. A média em Mendoza para vinhos de alta qualidade é de uma planta por garrafa.
Enquanto passávamos pela área das barricas de carvalho, fizemos uma prova da última safra do vinho Finca Bellavista direto da barrica. Experiência sensacional! O vinho ainda levará 2 anos para chegar ao mercado.
A visita termina no lugar mais aguardado de todos: a sala de degustações.
DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS
Passamos por algumas linhas produzidas pela Achaval-Ferrer e também pelos rótulos da vinícola Matervini, também projeto de Santiago Achaval com Roberto Cipresso.
Os destaques da apresentação:
ACHAVAL-FERRER Quimera 2013: Este é um blend produzido por Santiago Achaval e Roberto Cipresso com uvas provenientes de diferentes vinhedos e regiões. As parcelas utilizadas são definidas horas antes da colheita, de acordo com escolha do próprio Cipresso. A safra 2013 é um corte de 50% Malbec, 24% Cabernet Franc, 18% Merlot, 8% Cabernet Sauvignon. O vinho ainda estagiou em barricas de carvalho francês de 160 litros. Quimera é a busca da vinícola pelo vinho perfeito.
ACHAVAL-FERRER Finca Mirador 2013: Varietal de Malbec oriundo da Finca Mirador em Medrano, há 700 metros de altitude em relação ao nível do mar. Aqui são necessárias três plantas para cada garrafa produzida devido o baixo rendimento das vinhas. O vinho ainda amadurece por 15 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho opulento e imponente.
CURIOSIDADE
Durante o passeio pelos vinhedos notamos que sempre havia uma roseira plantada em cada grupo de fileiras de videiras. Essa é uma prática comum e funciona como um alarme natural. As pragas tendem a atacar primeiro a roseira. Portanto, se algo acontece, aumenta-se a precaução com as vinhas.
Achaval-Ferrer
Endereço: Cobos 2601, M5504FCE, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta: 09h00 – 17h00
Sábado e Domingo: 09h00 – 13h00
Site Oficial: www.achaval-ferrer.com
Reservas:
+54 9 261 553-5565