Belasco de Baquedano

A última parada do dia em Lujan de Cuyo também foi especial. Não só pelo elaborado almoço que teríamos pela frente mas por todos os atrativos oferecidos pela vinícola Belasco de Baquedano.

Fundada pelo grupo La Navarra da Espanha, de propriedade da família Belasco, que planejando entrar na produção de vinhos no mercado sul-americano, adquiriu 70 hectares de vinhedos centenários de Malbec. Após a construção da vinícola, os primeiros rótulos saíram para o mercado em 2004.

A VISITA

A propriedade é muito bonita e é privilegiada com uma vista espetacular dos Andes. Curtimos um pouco a parte externa, passeando pelos vinhedos centenários de Malbec que circundam o prédio principal, até que entramos para iniciar a nossa visita guiada.

Fizemos o passeio pelas áreas de produção do vinho, entre tanques de fermentação e barricas de carvalho, até que chegamos ao auge da visita. A Belasco de Baquedano é a única vinícola na América do Sul que conta com uma sala de aromas.

Nela você tem a chance de testar seu olfato e identificar 46 aromas, separados entre primários, secundários e terciários, além de defeitos. As amostras também estão agrupadas por famílias, como a das frutas, flores, herbáceos, especiarias e entre outros.

Para cada aroma existe uma placa informativa bem didática. Então, mesmo que você não seja muito habitual com o processo de degustação de vinhos, dá para se divertir e aprender bastante pela sala.

Após passarmos um bom tempo na sala de aromas, a barriga começou a dar sinais de fome. Era hora de irmos para a última etapa da nossa visita: o almoço harmonizado.

O ALMOÇO E OS VINHOS

A vista do topo do restaurante é de tirar o fôlego, os vinhedos de Malbec com o Cordón del Plata ao fundo. O menu 5 tempos é harmonizado com os vinhos da vinícola, que vão desde espumantes até um icewine. Um mix completo!

Os destaques da apresentação:

BELASCO DE BAQUEDANO Swinto Old Vine Malbec 2012: O vinho top de linha da vinícola. Varietal de Malbec produzido com as uvas de mais de 100 anos do vinhedo da propriedade. O vinho amadurece por 15 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso e depois mais 18 meses em garrafa até seguir para o mercado. Muito complexo e potente.

BELASCO DE BAQUEDANO Antracita 2010: Um vinho de sobremesa sensacional. A colheita das uvas é feita em baixa temperatura e as uvas são selecionadas manualmente ao chegar na vinícola, onde são posteriormente fermentadas em barricas de carvalho francês de 400 litros. Quando o vinho obtém a relação de álcool e açúcar ideal, a fermentação é interrompida a frio. O vinho ainda permanece por mais 24 meses nas barricas até ser engarrafado.

Seja pela vista maravilhosa, pela sala de aromas ou pelo almoço com os vinhos, não deixe de visitar a vinícola quando vier para Lujan de Cuyo.

Belasco de Baquedano
Endereço: Cobos 8260, M5509 Agrelo, Lujan de Cuyo, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Domingo (visitas): 10h00 – 15h00
Segunda à Domingo (almoço): 12h00 – 15h00
Site Oficial: www.belascodebaquedano.com
Reservas:
+54 9 261 302-3491
reserva@grupolanavarra.com


About the author

Deixe um comentário