Bodega Salentein

Em nosso terceiro dia de visitas pelas vinícolas de Mendoza, na Argentina, seguimos para o berço de muitos dos principais vinhos argentinos da atualidade: o Valle de Uco.

Iniciamos pela Bodega Salentein, um dos maiores exportadores de vinhos do país. Fundada em 1996 pelo empresário holandês Mijndert Pon, a vinícola foi pioneira em explorar o potencial da região. Hoje a empresa possui 2.100 hectares no Valle de Uco, divididos em 4 propriedades, com diferentes altitudes.

A VISITA

A chegada já impressiona. A Bodega Salentein se destaca por possuir uma arquitetura grandiosa e não ser apenas mais uma vinícola. A propriedade possui também uma pousada, um restaurante e wine bar, uma capela e uma galeria de arte.

Na recepção pegamos nossos crachás e nos disponibilizaram um guia extremamente atencioso, que também falava português. Mais uma vez demos sorte: a visita seria toda exclusiva.

Saímos da recepção e fomos em direção da bodega, que fica exatamente no meio da propriedade, caminhando entre os vinhedos que começavam a dar os primeiros sinais de frutificação.

A vinícola foi construída em forma de cruz, de forma a facilitar o manejo da uva e dos vinhos. É como se cada ponta fosse uma pequena bodega, com dois níveis cada.

No primeiro nível, estão os tanques de aço inoxidável e os barris de fermentação. No segundo nível, subterrâneo, estão os barris para amadurecimento do vinho. Toda a trasfega do vinho é feita por gravidade.

O andar subterrâneo é um show a parte. Situado há nove metros de profundidade, a temperatura se mantém constante em 12ºC e a umidade em 80%, sem utilizar ar condicionado ou qualquer outro equipamento. Tudo graças ao projeto de engenharia e arquitetura do prédio. Aqui os vinhos repousam em 5.000 barricas de carvalho francês de 225 litros.

Vista de cima, o chão da sala das barricas forma uma rosa dos ventos, simbolizando a relação da vinícola com o resto do mundo. As pedras utilizadas no desenho do piso são todas locais, oriundas de Lujan de Cuyo.

Antes de seguirmos para a sala de degustação, visitamos a sala Primus, que possui 12 tonéis de carvalho francês de 7.600 litros utilizados para produzir vinhos de alta gama apenas em safras consideradas especiais.

DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS

A sala de degustação mantém a imponência do restante da construção. Mesas em pedras maciças, com blocos de mais de duas toneladas extraídos da própria região.

Os destaques da apresentação:

SALENTEIN Numina Gran Corte 2015: Para não dizer que destacamos somente os tintos, este corte de 70% Chardonnay, oriundos de La Pampa e 30% Viognier, de El Oasis, a primeira propriedade adquirida por Mijndert Pon em 1996. O vinho é fermentado em barricas de carvalho francês, faz fermentação malolática parcial. Posteriormente, envelhece sobre as lias.

SALENTEIN Numina Cabernet Franc 2015: Uma das cepas que melhor se adaptaram ao Valle de Uco, a Cabernet Franc é a estrela deste varietal oriundos de parcelas selecionadas do vinhedo. O vinho tem 14 meses de maturação em barricas de carvalho francês.

Após a degustação, ainda visitamos a galeria de arte Killka, inaugurada em 2006 e que expõe obras de artistas locais, nacionais e internacionais.

Inclua a Bodega Salentein em seu roteiro pelo Valle de Uco. É uma parada obrigatória.

Bodega Salentein
Endereço: Ruta Provincial 89, Los Arboles de Villegas, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Domingo (visitas): 10h00 – 15h30
Segunda à Domingo (almoço): 12h30 – 16h00
Site Oficial: www.bodegasalentein.com
Reservas:
+54 2622 42-9500
reservas.posada@mp-wines.com


About the author

Deixe um comentário