Seguimos nossa viagem pelo Valle de Uco e fomos para a segunda vinícola do dia, com uma história bastante peculiar.
A Andeluna foi fundada em 2003 pelo norte-americano Ward Lay, filho do fundador das batatinhas fritas Lay’s. Apaixonado pela Argentina e seu povo, Lay se associou para esse projeto com a família Reina Rutini, produtora de vinhos no país, e ao enólogo Michel Rolland, que até hoje acompanha e dá consultoria para a vinícola. Lay faleceu em 2011 e desde então o controle da empresa está com a família Barale, proprietários também da Finca Martha.
O nome Andeluna vem da junção das palavras Andes, a localização da vinícola e de seus vinhedos, e Luna (lua), que traz a inspiração para o nascimento dos grandes vinhos.
A VISITA
Chegamos bem em cima da hora para a nossa visita. Dessa vez não seria um tour privado mas demos sorte em encontrar um grupo de brasileiros bem animados.
Conhecemos os vinhedos, onde ouvimos algumas das histórias sobre a fundação da vinícola e na sequência fomos conhecer as áreas de produção dos vinhos. O prédio ocupa uma área de 4.500m² e abriga tanques de aço inóx com capacidade de produção de 1.600.000 litros e mais de 1.200 barricas de carvalho.
Por fim, fomos para o momento sempre muito aguardado. A Andeluna conta com um restaurante e wine bar onde, além de almoços, são realizadas as apresentações e degustações dos vinhos.
DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS
Provamos uma série de vinhos de todas as linhas produzidas pela Andeluna. Desde brancos e rosés até a linha premium Pasionado.
Os destaques da apresentação:
ANDELUNA Altitud Cabernet Sauvignon 2014: Varietal de Cabernet Sauvignon dos vinhedos da propriedade. Tem 12 meses de amadurecimento em barrica de carvalho e mais 8 meses em garrafa até estar pronto para o mercado.
ANDELUNA Pasionado Cuatro Cepas 2014: O principal vinho da vinícola é um blend que nesta safra leva 52% Malbec, 31% Cabernet Sauvignon, 12% Cabernet Franc e 5% Merlot. O vinho separadamente estagia 12 meses em barrica de carvalho francês, depois é feito o blend, e estagia então por mais 6 meses em barricas. Após esse período, o vinho ainda passa 8 meses afinando em garrafa até seguir para para o mercado.
Andeluna
Endereço: Ruta Provincial 89 s/n. Km 11. Gualtallary, Tupungato, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Terça à Domingo: 10h00 – 16h00
Site Oficial: www.andeluna.com.ar
Reservas:
+54 9 261 5089525
visitas@andeluna.com.ar