Chandon Argentina

Continuamos a explorar Mendoza e dessa vez retornamos para Lujan de Cuyo para mais um giro pelas vinícolas da região. Nosso primeiro destino do dia foi a tradicional produtora de espumantes Chandon, de propriedade do grupo LVMH, proprietária de marcas de luxo como Louis Vuitton, Dom Pérignon e Hennessy.

A Domaine Chandon Argentina, fundada em 1959, foi a primeira casa Chandon fora de Champagne, na França, e também um dos primeiros investimentos estrangeiros em vitivinicultura no país. Jean de Vogué, presidente da casa na época, percebeu o potencial de produção de espumantes na Argentina, além de outros lugares do mundo, e viram a oportunidade de expandir os negócios com a experiência centenária da casa-mãe Moët & Chandon.

A VISITA

Assim que saímos da recepção, seguimos para a área de produção dos espumantes. Pelo caminho, passamos por um pequeno vinhedo dentro da propriedade com as variedades que são utilizadas para produzir o vinho-base. Tem Chardonnay, Pinot Noir e Sémillon, todas plantadas em 2009.

Chegamos na Plaza de la Vendimia, ou Praça da Colheita, que é a área onde chegam os caminhões com as uvas e demais insumos da produção. Ou seja, é a doca da fábrica.

Visitamos os tanques de fermentação onde nossa guia explicou todo o processo de produção do vinho-base. As uvas são colhidas manualmente e transportadas em caixas de 20 kg. Após a separação dos engaços, as uvas são prensadas e enviadas para o tanque de decantação onde ficam por 24 horas até seguir para os tanques de fermentação. Neles, as uvas são fermentadas por 21 dias até o vinho-base ficar pronto.

Em seguida visitamos uma cava modelo (assim como os vinhedos do início da tour), onde é feita a explicação do processo de segunda fermentação e de guarda das garrafas.

DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS

Após passar por todas as áreas de produção dos vinhos, fomos novamente para a recepção, onde está a loja da Chandon e onde acontecem as degustações. A loja tem saída para um lindo gramado, com mesas e cadeiras, onde é possível aproveitar ainda mais o dia.

Fizemos uma degustação que passava por várias linhas de espumantes, desde a linha de entrada (que tem um preço sensacional se considerarmos a Chandon produzida no Brasil), até a linha de alta gama Barón B.

Os destaques da apresentação:

BARON B Cuvée Millésimée Brut Rosé 2015: Uma homenagem ao Barão Bertrand de Ladoucette, o fundador da Chandon na Argentina. Aqui o vinho, além de Chardonnay e Pinot Noir, leva 4% de Malbec em sua composição (assim como os demais rosés da casa). É uma linha safrada e de grande prestígio.

CHANDON Délice: Espumante com açúcar residual mais elevado (38g/l), desenvolvido para tomar com gelo ou também para a elaboração de drinks. É o tradicional corte de Chardonnay com Pinot Noit adicionado de Sémillon e Petit Manseng de colheita tardia no licor de expedição.

Visitar a Chandon é uma experiência muito gostosa, principalmente se for pra aproveitar uma bela manhã de Sol, como foi a nossa. Considere incluir no seu roteiro também.

Chandon Argentina
Endereço: Ruta Provincial 15 Km29, Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Domingo: 09h30 – 16h00
Site Oficial: www.chandon.com.ar
Reservas:
+54 261 490 9968
centrodevisitas@chandon.com.ar


About the author

Deixe um comentário