Carmelo Patti

Nossa segunda visita do dia em Lujan de Cuyo contrasta com a imponência de algumas vinícolas mainstream que visitamos. Carmelo Patti é um renomado enólogo da Argentina que, após anos trabalhando para grandes produtores, desenvolveu seu próprio projeto.

Nascido na Sicília, se mudou para a Argentina com apenas um ano de idade. O senhor Carmelo Patti se destaca por ter uma filosofia diferente do que muitas vezes impera no mundo dos vinhos. Em sua vinícola boutique, produz vinhos focados unicamente na qualidade. Desde o manejo do próprio vinhedo até a vinificação com o mínimo de intervenção. Os vinhos passam pouco tempo em madeira, no máximo um ano, mas tem longa guarda em garrafa. Ov vinho só está pronto para o mercado quando ele diz que está.

Esse estilo rendeu diversos prêmios e elogios de críticos renomados ao trabalho do enólogo. Nós também viramos fãs.

A VISITA:

O próprio senhor Carmelo recebe os visitantes. A atração do lugar é ele e seus vinhos. Não precisa de mais. Grandes tanques, salas de barricas e adegas enormes não tem o mesmo charme que suas histórias.

A bodega tem 2 grandes galpões, um com a estrutura para produção dos vinhos e o outro para armazenagem dos vinhos, por longos anos, até que o senhor Carmelo entenda que está no nível que o vinho merece para ser degustado.

Os vinhos são de produção limitada, cerca de 5.000 garrafas de cada rótulo, e vendidos basicamente na vinícola. Não existe importação oficial. Por isso mesmo, é muito comum que os clientes façam encomendas diretas ou venham até a Argentina só para comprar os vinhos.

DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS:

Em meio ao bate papo informal, que mais parece uma roda entre amigos, o senhor Carmelo serve cada presente com os vinhos escolhidos do dia. Provamos alguns rótulos bem interessantes e de longa guarda. Alguns não estavam nem rotulados.

Inclusive, o próprio senhor Carmelo faz a inspeção de cada garrafa, antes de rotular e encapsular, garantindo que cada uma esteja em perfeitas condições.

Os destaques da apresentação:

CARMELO PATTI Cabernet Sauvignon 2008: Exemplar 100% Cabernet Sauvignon dos vinhedos de Carmelo em Perdriel. Provar um varietal do produtor nos faz ter uma ideia mais clara de toda filosofia por trás dos seus vinhos. Um Cabernet Sauvignon digno de livro!

CARMELO PATTI Gran Assemblage 2008: Este corte leva 47% Cabernet Sauvignon, 25% Malbec, 19% Merlot e 9% Cabernet Franc, todas oriundas do vinhedo de Perdriel. As uvas são fermentadas juntas, com leveduras nativas. O vinho tem uma pegada mais “old school“, lembrando clássicos bordaleses. Após o tempo de maturação em barrica, o vinho fica por, pelo menos, mais 5 anos em adega.

Ao término da visita, o senhor Carmelo pede que você assine o livro de visitas e deixe uma mensagem. Claro que fizemos maior questão de poder ter nosso nome gravado ali nos registros. A visita é de graça mas eu duvido que você consiga sair sem levar sequer uma garrafa.

Carmelo Patti
Endereço: San Martín 2614, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sábado: 11h00 – 13h00 e 15h00 – 17h00
Reservas:
+54 261 498-1379


About the author

Deixe um comentário