Villaggio Bassetti

Nosso próximo destino na serra catarinense foi a premiada vinícola Villaggio Bassetti. Fundada em 2005 por José Eduardo Bassetti, ao lado dos irmãos Marco Aurélio e César Juliano, o projeto é reflexo de uma história muito comum entre os produtores no país: o amor ao vinho é uma herança dos familiares que imigraram da Itália para o Brasil.

A família se instalou inicialmente nos arredores de Curitiba, no Paraná, mas foi na serra catarinense que Eduardo encontrou as condições ideais para fazer vinhos de qualidade e personalidade única.

A VISITA

Tivemos o privilégio de ser recebido pelo proprietário José Eduardo Bassetti e sua esposa Eliana.

Nossa primeira parada de nossa visita técnica era a vinícola, construída em 2010. Seguimos de carro, por uma estrada pavimentada, em meio aos vinhedos.

A cantina, embora pequena, conta com equipamentos de ponta, importados do Veneto, na Itália. Tudo para garantir que todo o cuidado no manejo dos vinhedos seja refletido em vinhos de alta qualidade. Um outro detalhe que chama a atenção é que a vinícola foi projetada de forma que todos os processos possam ser executados por uma única pessoa.

Em seguida, visitamos as salas das barricas, onde os vinhos amadurecem até o estágio ideal para engarrafamento. A Villaggio Bassetti utiliza barricas de carvalho francês, de níveis de tostas diferentes. Além da guarda, algumas barricas também são utilizadas na fermentação do mosto, como nos vinhos da linha Selvaggio.

Antes de retornar para a recepção, onde acontecem as degustações, paramos na adega para pegar uma garrafa que provaríamos em primeira mão: um Pinot Noir de fermentação expontânea que será lançado este ano.

No caminho de volta, passamos por mais alguns vinhedos e paramos para mais algumas explicações sobre o cultivo das uvas.

A Villaggio Bassetti possui diferentes parcelas ao longo da propriedade, obtendo assim características diferentes para cada casta. Os vinhedos de Pinot Noir, por exemplo, estão na região mais alta da propriedade, a 1.314 metros de altitude, onde recebem a primeira luz do dia.

Depois de uma aula de vitivinicultura no meio dos vinhedos de Syrah, seguimos de volta para a recepção da propriedade.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Quando chegamos, a mesa de degustação já estava preparada para todo o nosso grupo. O próprio Eduardo Bassetti fez o serviço e comentou cada um dos vinhos.

Cada rótulo tem uma inspiração por trás, seja de um local ou mesmo de um membro da família, caso dos vinhos Donna Enny, mãe de Eduardo, e Eliana, lançamento em homenagem à esposa.

Mais do que batizar cada rótulo, os nomes refletem a personalidade de cada vinho. Nas palavras do próprio Eduardo, Eliana é um vinho “elegante e apaixonante”.

Pudemos provar todos os rótulos que estavam disponíveis para comercialização. Todos absolutamente sensacionais e que mostram o potencial dos vinhos produzidos no Brasil.

Os destaques da apresentação:

VILLAGGIO BASSETTI Donna Enny 2018: Varietal de Sauvignon Blanc, casta destaque na vinícola, amadurecido em barrica de carvalho francês de primeiro uso. Um vinho potente e untuoso mas com expressão da fruta bem presente.

VILLAGGIO BASSETTI Primiero 2015: O primeiro vinho elaborado pela vínicola, um varietal de Cabernet Sauvignon de muita estrutura e complexidade. Fermentado e maturado por 26 meses em barricas de carvalho francês. Foi batizado em homenagem ao Rio Primiero na província de Trento na Itália.

Se não bastasse a aula que tivemos sobre cada vinho, no final da apresentação ainda ganhamos um kit com dois vinhos da vinícola.

Muito obrigado Eduardo e Eliana pelo carinho e pela atenção em nos apresentar toda história da Villaggio Bassetti. Saúde!

Villaggio Bassetti
Endereço: Rodovia SC 114, km 295 – São Joaquim/SC, Brasil
Horário de Funcionamento:
Terça à Sábado: 10h00 – 18h00
Site Oficial: www.villaggiobassetti.com.br
Reservas:
+55 (49) 99181 8862
atendimento@villaggiobassetti.com.br


About the author

Deixe um comentário