Seguimos nosso roteiro por Maipú e fomos conhecer mais uma vinícola boutique que produz grandes vinhos na região. A CarinaE foi fundada em Janeiro de 2003 pelo casal de franceses Phillipe e Brigitte Subra. O nome, latim para Carina, vem da paixão de Philippe por astronomia. Eta Carinae é uma constelação visível no hemisfério Sul, especialmente no verão durante a colheita.
O casal já residia há alguns anos em Mendoza, em virtude do trabalho de Phillipe como gerente em uma empresa, mas não tinha nenhum conhecimento de vitivinicultura, apenas o sonho de iniciar um novo estilo de vida. No início da empreitada, contaram com a ajuda do famoso enólogo Michel Rolland e sua equipe.
Adquiriram, inicialmente, a propriedade Cruz de Piedra em Maipú, com vinhas antigas de Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah e construíram uma vinícola com capacidade de produção de 260.000 litros, com grandes tanques de concreto para fermentação, além de duas adegas com 250 barricas de carvalho francês. Atualmente, contam com mais duas propriedades para produção de uvas: uma localizada Chachingo, também em Maipú, e outra em Perdriel em Lujan de Cuyo.
A VISITA
A própria Brigitte nos acompanhou pelo passeio pelas estruturas do local. Além da vinícola e dos vinhedos, a propriedade possui uma plantação de azeitonas para produção de azeite.
Mais uma vez tivemos a sorte de fazer todo o passeio sozinhos. Pudemos fazer tudo tranquilamente e conversar bastante com ela. Uma pena que o Phillipe não estava presente neste dia, quem o conheceu fica encantado com as histórias sobre o universo que ele conta.
DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS
Assim que terminamos o passeio fomos para a sala de degustação, que fica próxima a recepção, onde é possível também adquirir os vinhos da vinícola.
Provamos todos os rótulos produzidos por eles, desde os de entrada, passando pelos tintos mais elaborados, até um belo vinho de sobremesa de uvas passificadas.
Os destaques da apresentação:
CARINAE Gran Reserva Hommage Malbec 2010: Produzido com uvas provenientes dos vinhedos quase centenários de Lujan de Cuyo, o vinho ainda passa por 15 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso. É um vinho potente, com muita estrutura e elegância. A linha Hommage é uma homenagem a filha Odile, que o casal perdeu há alguns anos.
CARINAE Prestige 2010: Este vinho conta com um toque especial do consultor Michel Rolland que sugeriu este blend. Um corte de Malbec, Carbernet Sauvignon e Syrah com as uvas das melhores parcelas dos vinhedos de Lujan de Cuyo e Maipú. Estagia por 18 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso, resultando em um vinho intenso, rico e expressivo.
CARINAE Passito de Los Andes 2012: Produzido a partir da variedade Moscato Rosso de vinhedos de Junín, o vinho segue o mesmo método praticado há anos na ilha de Pantelleria na Sicília de fermentação de uvas secas ao sol. Apresenta açúcar residual elevado e ótima acidez, sendo um excelente acompanhamento para sobremesas de frutas, fois gras e queijos azuis.
Cheia de histórias e com um clima familiar extremamente aconchegante a vinícola CarinaE é uma parada obrigatória para quem visita a região de Maipú.
CarinaE
Endereço: Videla Aranda 2899, Cruz de Piedra, Maipú, Mendoza, Argentina
Horário de Funcionamento:
De Segunda à Domingo (incluindo feriados): 10h00 – 17h00
Site Oficial: www.carinaevinos.com
Reservas:
+54 261 499 0470
carinae@carinaevinos.com